Papel Principal

3-Outubro-2007

o que faz um “spin doctor”? Perguntem aos Maccan

O que faz um "spin doctor"?

Resposta simples: doura a pílula.

Tenta influenciar os jornalistas a mostrarem a melhor cara do facto-notícia que lhe convém.

Conheço poucos em Portugal. São discretos e mandam nas principais agências de comunicação nacional.

São uma espécie de conselheiros mediáticos e estão no lugar de contra-regra das campanhas eleitorais.

Mas quase nem aparecem. São transparentes como o vidro, mas manipulam a realidade como umas lentes grossas.

"Spin" é aquele que faz "efeito", como no ténis de mesa.

Aconselho a leitura dum artigo publicado no sítio Portugal Diário pelo blogger http://victor-silva.blogspot.com


Madeleine McCann e os «Spin Doctors»

#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}

2007/10/03 | 11:43
Spin Doctor» é como se fosse um assessor de imprensa, que tenta «virar» ou condicionar a agenda mediática e as notícias que saem ou vão sair. Tentam «vender o peixe», minimizar danos de uma má notícia, aconselham os seus clientes na sua relação com a imprensa. Os pais de Maddie têm agora ao seu serviço um ex-spin doctor de Gordon Brown, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. É uma escalada na luta mediática relacionada com este caso…
Anúncios

É melhor cortar este título

Filed under: Sem categoria — Pp @ 13:26
Tags: , , ,

Um bom título é curto, simples e forte.

Deve ser apelativo e atrair os leitores a comprarem o jornal ou ouvirem o noticiário da rádio.

Mas eis se não quando a televisão resolveu inverter a tendencia.

E arranjou um pacote de programas com títulos inacreditáveis.

Pois, é que fazer títulos fáceis e bons, é dificil.

Tipo: Telejornal? Sangue nas mãos? Sexo Grátis? Vendeu os filhos? Vaca louca?

in TV 7 Dias
img2

Sorria! Está no ar!

Filed under: Sem categoria — Pp @ 13:17
Tags: , , , ,

img1

O Porto Canal é um canal fraquinho.

Parece o antigo CNL ou da NTV.

Não sei se por falta de recursos, de imaginação ou simplesmente de qualidade.

Mas a notícía que hoje se publica no Correio da Manhã dá-me uma ajuda para perceber um pouco melhor o canal.

E serve de dica: quando estiver em frente a uma camera de televisão ou fotografia, endireite as costas, sorria e apareça confiante.

E não vista de preto (já agora de branco só o Papa)

Ou então vai aparecer assim: meio derrotado, meio deprimido, meio a pedir desculpa.

Assim:

1-Outubro-2007

Contradição é um problema mediático, não político

Filed under: Sem categoria — Pp @ 9:38
Tags: , , , , , , ,

 

Maldita imprensa livre com arquivos sempre á mão.

A frase do dia de ontem de Mário Soares afinal tinha um zigue-zague há uns meses.

Mas também quem se lembra do que almoçou ontem, quanto mais do que o avô disse há 3 meses.

E pronto cumpre-se a máxima: uma boa notícia é uma notícia falsa. Neste caso: uma boa declaração é uma declaração contraditória.

Soares continua em alta e a ensinar-nos que o importante é surfar a onda.

Se dá Menezes, bate em Menezes. Se Menezes não existe, ajuda Menezes.

Atacar os poderosos – como agora é Menezes – é sempre um bom método para ser citado nos jornais.

Pelo menos Soares é divertido: critica aqueles que agora estão em alta no PSD. Suspeito que há muitos “barões” do partido a tomar sais de fruta para dentro de momentos elogiar o novo líder e comparando-o com Sá Carneiro.

Soares diz que Menezes na oposição é uma “desgraça”, mas há três meses elogiou o autarcapxTRANS

01.10.2007, Ricardo Dias Felner

Numa cerimónia em Gaia, em Julho, ex-Presidente da República expressara o seu apreço pelo espírito democrático e patriótico do novo líder do PSD

(via Publico)

28-Setembro-2007

PSD – Podemos Suicidar-nos os Dois?

Há um partido importante que hoje vai a votos.

Esse partido chamado PSD tem um forte tendência para o suícidio mediático.

Nas eleições de hoje um dos candidatos precisa de uma lista telefónica para ser visto por uma camera de televisão. O outro precisa duma camisa de forças para disfarçar o seu ar esgaseado.

Fora os candiadatos, este partido não tem mais nada com que se entreter do que discutir publicamente as suas eventuais fraudes e pecados eleitorais. Ainda por cima inventam ou tem mesmo colónias eleitorais no meio do Brasil.

Adormeci a ver o debate Mendes vs Meneses.

Mas o partido deve ser mesmo bom.

Porque sobreviveu a um líder que aparecia na tv c comer bolo rei e a salivar dos cantos da boca (cavaco silva),  a outro apoiado por um poema deprimente sobre um cherne e mesmo a um playboy que nem sabe bem como chegou a primeiro-ministro.

Portanto a regra neste partido é mais ou menos assim: quanto pior, melhor.

Quanto mais miserável e desgraçada imagem pública e mediática apresentarem, melhores são os seus líderes.

Só há um pequeno problema: é que do outro lado e pronto para o combate de boxe eleitoral está um robocop chamado Sócrates.

Dica: PSD. Pode ser que desistam.

27-Setembro-2007

Você “vai com a minha cara”? – Viva as diferenças! « …:::Saum coisas da vida:::…

Filed under: Sem categoria — Pp @ 0:06
Tags: , , , , ,

A importância duma cara.

Aqueles 7 meros  segundos em que avaliamos se o personagem que vemos no telejornal é inocente ou culpado, amoroso ou imbecil.

Talvez por isso valha a pena perguntar –

– Ei você… Simpatiza com a minha cara?

Você “vai com a minha cara”? – Viva as diferenças! « …:::Saum coisas da vida:::…

15-Setembro-2007

Patos bravos

O mundo das televisões já não é o que era.pato_de_borracha.gif

90 mil patos com gripe era motivo suficente para as três televisões abrirem dez especiais e anunciar a chegada da pandemia de gripe humana. Mas nada disso aconteceu.

Estou a ficar preocupado com a perda de tiques tablóides da informação televisiva. Do chamado “infortainement”. A saudável mistura da informação e do espectáculo. A televisão em estado puro. A televisão perfeita.

Mas não. Os patos estão a ser massacrados e nenhuma repórter histérica grita na tv. O terrível vírus H5N2 anda aí à solta e ninguém proclama a peste negra, o fim do mundo.

E porquê?

Bom, o grande mérito é da malta da saúde.

Ontem à noite, enquanto os veterinários e restante pessoal da agricultura jantava em casa com a família – talvez um arroz de pato no forno – a equipa da saúde ocupou os telejornais.

Na rtp o director-geral da saúde Francisco George ganhou a abertura ao caso Maddie Maccan, a subdirectora Graça de Freitas acampou no jornal da SIC e ainda apareceu Helena Rebelo de Andrade uma investigadora e perita do Centro Nacional da Gripe.

O povo ouviu e descansou.

Hoje, às 19 horas, fala do director-geral de veterinária.

Será que tudo vai continuar calmo no Jardim Zoológico português?

Ou as televisões abrirão a época da caça ao pato?

18-Junho-2007

O segredo de Joe Berardo

Filed under: futebol,som do dia — Pp @ 12:18
Tags: , , ,

Qual é o segredo de Joe Berardo?
Não. Não sei como é que ele ficou podre de rico.
Pergunto-vos sobre o segredo do sucesso mediático do milionário Berardo que agora quer comprar o Benfica.
Berardo é um imigrante e fala mal português, mas mesmo assim televisões e rádios sorvem-lhe as declarações como se fossem mel.
E o facto é que são.
Berardo é um produtor nato de “sound-bytes”
Quando diz que quer salvar o Benfica.
Quando ataca o poderoso Jardim Gonçalves.
Quando aparece a falar do BCP e do Benfica cola a marca Berardo a outras marcas mais poderosas.
Berardo não é um simples rico, inteligente especulador ou bronco.
É um mago de pequenas e deliciosas frases-cereja para deleite dos jornalistas.
Mourinho deve estar roído de inveja e Belmiro de Azevedo que se prepare para defender a sua SONAE.
Ou acham que um surfista mediático que fala do BCP, do Benfica, e do Aeroporto vai ficar por aqui?

Madeleine 45 dias de não notícias

Filed under: Sem categoria — Pp @ 1:20
Tags: , , , ,

Madeleine desapareceu há 45 dias.
No último mês e meio só existiu uma única notícia
“Desapareceu uma menina inglesa no Algarve”
Tudo o resto é especulação, invenção, desepero dos pais, desculpa da polícia e negócio da imprensa.
Deve estar a ficar míope mas continuo a ver apenas a primeira e única notícia.
E claro compreendo que seja preciso “alimentar o cavalo” dos telespectadores famintos das novidades que não existem.

15-Junho-2007

Lavei a cara

Filed under: Sem categoria — Pp @ 22:04
Tags: , ,

Depois de muito resistir decidi mudar a cara do meu blog.
Escolhi um sapo munido dum comando de televisão, com um ar sinistro e ameaçador.
Parece-me uma boa metáfora do telespectador actual.
Frio, calculista, observador e zapping dependente.
Quantos não pagariam para que o dedo do sapo ficasse sempre no nosso canal.
Claro que esta mudança de cara do blog trouxe uma camioneta de problemas. Há leitores habituais que agora não conseguem ler o texto ou nem sequer carregar a página.
Decidi por isso pedir a sua ajuda caro visitante: na secçao de “comentários” aqui em baixo clique e dê-me conta se consegue ler este post.
Basta um sim.
Grato.

Página seguinte »

Site no WordPress.com.