Papel Principal

23-Setembro-2007

Morreu o Mimo (Marcel Marceau)

ph-mime-marceau Morreu o criador das imagens sem a fala.

Morreu o homem do gesto mudo.

O Chaplin da idade contempoânea.

Lembram-se duma das primeiras campanhas publicitárias dos cartões pré-pagos do telemóveis?

Do Mimo, da operadora TMN, que ainda hoje existe.

Vale a pena rever os filmes e vídeos de Marcel Marceau para aprender muito sobre como o gesto fala muito mais do que as palavras.

E isso é especialmente verdade na televisão.

Morre, aos 84 anos, o mimo francês Marcel Marceau
in jornal Público

O mimo francês Marcel Marceau, conhecido como o Charlie Chaplin do universo da mímica, morreu ontem à noite, aos 84 anos, anunciaram hoje à AFP duas filhas do comediante.

“Morreu ontem à noite e as cerimónias fúnebres vão decorrer no cemitério de Père-Lachaise”, em Paris, declarou à AFP a sua filha Camille Marceau. Nascido a 22 de Março de 1923 em Estrasburgo (leste de França), Marcel Marceau elevou a arte da mímica ao seu mais alto nível, nomeadamente através da sua personagem Bip (criada em 1947), que o tornou célebre no mundo inteiro.Influenciado pela Commedia dell’Arte, Marceau fez renascer o género da pantomima a partir de 1945, tendo percorrido os palcos de todo o mundo com a sua Companhia Marcel Marceau, sendo muito popular nos Estados Unidos, Japão e China.

Anúncios

18-Setembro-2007

Juízes impõem Lei da Rolha

Filed under: Sem categoria — Pp @ 17:37
Tags: , , , , , , ,

O caso Madeleine Maccan não tem mesmo rumo possível.//stopthedrugwar.org/files/gavel

A justiça portuguesa é muda, lerda e anda a brincar.

Do alto do seu pedestal os senhores juízes e donos do mundo nem querem saber do coitado do povo que rasteja a seus pés.

Temos um novo episódio digno do prémio nobel da comunicação da sociedade mediatizada e da democracia madura.

O juíz do processo julga necessário dar esclarecimentos públicos sobre o caso. Presumo que esclarecimentos no absoluto respeito por todas as leis mas sem ingnorar o legitimo direito de acesso à informação.

Pois é… Mas os doutos senhores que mandam nos juízes decidiram calar o Juíz.

Como? Simples: Dissseram: “Nóz (Conselho Superior de Magistratura) é que comunicamos!

Ah! Mas acrescentaram mais uma coisita sem importância: “Por agora não temos nada a dizer”

Trata-se portanto da aplicação da chamada Lei da Rolha.

Deviam ter vergonha na cara e aproveitar para ler aqueles capítulos sobre o papel da informação numa sociedade livre.

O pior é que uma sociedade livre e informada pode pôr em causa o Vosso Altíssimo Poder.

E isso, oh ! Deuses na Terra, sería para Vós, intolerável.

Parece-me que o segredo de justiça vai continuar a ser violado. Suspeito….

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) anunciou esta terça-feira que irá assumir os esclarecimentos sobre o ‘caso Madeleine’ em colaboração com o juiz de instrução de Portimão, sublinhando que de momento não se justifica qualquer informação pública, entretanto Clarence Mitchell assumiu-se hoje como porta-voz dos McCann, acreditando que são “vítimas inocentes”, abandonando desta forma o cargo de assessor de imprensa de Gordon Brown, PM britânico.

Pedro Simões, juiz de instrução de Portimão, pediu ao CSM autorização para explicar à comunicação social os procedimentos judiciais do caso, justificado pelo impacto do mesmo na opinião pública. Aquele órgão deu conta em nota informativa que era da responsabilidade do Ministério Público todas as informações e esclarecimentos relativos ao ‘caso Maddie’.

17-Setembro-2007

Segunda-feira dia de ressaca mediática (comente aqui!)

As segundas-feiras são por definição dias sem notícias.//static.flickr.com/1308/1396514232_015600879a

Ao contrário das sextas onde todas as notícias sobram.

Os fins-de-semana são bons para acontecerem tragédias, como aviões despenhados ou tsunamis.

Excepto os fins de semana de eleições onde o silêncio é quase ensurdecedor.

Nesta segunda-feira nada se passa.

No futebol o Benfica, o Porto e o Sporting ganharam.

Pior: nenhum árbitro roubou nenhum penalti escandaloso e nem sequer um treinador esmurrou o adversário.

No lado civilizado das notícias os Maccan nem são presos, nem fogem.

Os tablóides dormem na forma enão divulgam nenhum pormenor esconso da intimidade da família de Maddie.

É por isso que as segundas-feiras são tum tédio.

E à falta de melhor continuaremos a discutir o chamado código de processo penal. Toda a gente fala dele mas acho que quase ninguém o leu ou sabe do ques está a falar.

A começar pelos jornalistas.

“Ninguém explica!”

Ufa! Ainda bem que amanhã é terça.

Nunca mais chega sábado para me rir com os relatos mentais do arquitecto Saraiva no Sol.

24-Julho-2007

Ministra da Educação arquiva processo Charrua

Filed under: Sem categoria — Pp @ 14:16
Tags: , , , , , ,

Um laivo democrático num governo autoritário.

Como é bom viver numa democracia onde a imprensa é livre e há eleições de tempos a tempos.

O contra-poder pôs o poder dentro da demecracia outra vez

Aparentemente serviu de emenda.

Já agora: se a decisão foi tomada porque não dá a cara para falar do assunto, senhora Ministra?

Caso DREN: Ministra arquiva processo de Charrua, sem aplicar sanção disciplinar

Lisboa, 24 Jul (Lusa) – O processo disciplinar instaurado a Fernando
Charrua foi arquivado pela ministra da Educação, que decidiu não aplicar
qualquer sanção ao professor por considerar que o comentário jocoso que fez à
licenciatura do primeiro-ministro se enquadra no direito à opinião.
Num despacho datado de segunda-feira e divulgado hoje, a Maria de Lurdes Rodrigues defende que “a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente inaceitável“numa sociedade democrática, uma vez que as declarações de Charrua não visavam um superior hierárquico directo”, mas o primeiro-ministro, José Sócrates.

“Assim, determino o imediato arquivamento do processo”, refere Maria de Lurdes Rodrigues.

11-Julho-2007

Fábrica do Barreiro descobre que já não está em 1960

Filed under: Sem categoria — Pp @ 17:05
Tags: , , ,

Demorou, mas acertaram.
Finalmente. E com 2 dias de atraso a empresa que terá poluído o ar do Barreio, assume a responsabilidade, promete reparar o estrago e abre portas a uma comissão de acompanhamento.
Na óptica mediática faltou uma “cara” da empresa falando às pessoas, através da imprensa.
Claro que depois de partir uns ossos e ficar com umas nódoas negras da pancada que levaram da população artingida, dos ambientalistas e do governo, é mais díficil recuperar.

A AP-Amoníacos de Portugal prometeu hoje reparar a avaria que provocou o
aumento das emissões de dióxido de enxofre e propôs a criação de uma comissão de acompanhamento das questões ambientais e de segurança da fábrica do Barreiro.
A empresa garantiu que já tinha identificado a avaria – uma anomalia no funcionamento dos filtros da estação de
ácido sulfúrico – e que iria proceder à reparação dessa avaria
“, disse Fonseca
Ferreira.

22-Junho-2007

2500 euros para um empate???

Filed under: Sem categoria — Pp @ 9:21
Tags: , , , , ,

Comprar um árbitro é definitivamente um mau negócio.
Sengundo a notícia do jornal Público abaixo reproduzida o presidente do F.C. Porto estará acusado de entregar um envelope com 2500 euros em notas a um árbirto.
Estes são os factos.
Eventuais.
Porque a fonte da informação é Carolina Salgado.
O dramático desta situação é que se isto aconteceu, foram 2500 euros deitados à rua.
Então não é que tudo acabou num empate 0-0.
Posso até imaginar o comentário de Berardo o “fintas” da bolsa:
Se 2500 euros dá um ponto, vou criar um fundo para o benfica com títulos de 7500 € para garantir uma vitória em caso de emergência
Emergência quer dizer que o velho e arrengado Rui Costa não consiga sair do círculo central logo aos 10 minutos.
Definitivamente e na óptica da comunição Berardo e Carolina tem tanto de inteligentes como de especuladores broncos numa loja de porcelana.
É ver quem parte mais porcelana em menos tempo.
Dica do dia:
Se és um elefante e vais á TV dizer asneiras para animar a malta.
O melhor é estares calado.
É o chamado silêncio dourado. Não confundir com o apito dourado.

Pinto da Costa acusado por ter dado 2500 euros a árbitro
22.06.2007,
António Arnaldo Mesquita
Carolina Salgado disse que assistiu a tudo e
advogado de defesa do presidente do FC Porto acusa-a de “depoimento
falso”
Jorge Nuno Pinto da Costa foi acusado de corrupção desportiva activa
por uma magistrada do Ministério Público, da equipa coordenada por Maria José
Morgado que investiga certidões do Apito Dourado, por ter entregue ao árbitro
Augusto Duarte um envelope que, segundo assegurou a sua antiga companheira,
Carolina Salgado, continha 2500 euros em notas. O árbitro que dirigiu o desafio
Beira-Mar-FC Porto (0-0), em 18 de Abril de 2004, foi acusado de corrupção
desportiva passiva e o empresário desportivo António Araújo viu ser-lhe imputado
o mesmo crime que ao líder do FC Porto.

Site no WordPress.com.