O primeiro-ministro irritou-se com os sindicalistas que se manifestavam.
José Sócrates fez o melhor acto possível para ajudar o movimento sindical: deu-lhe visibilidade.
Os sindicalistas sabem que onde vai um primeiro-ministro vão os jornalistas.
E onde vão os jornalistas saem notícias.
Claro que com um primeiro-ministro irritável o potencial de notícia sobe em flecha.
E Sócrates é bom. Ataca o PCP, diz-se insultado e até faz ironia com os sindicalistas que sobre a sua próxima aparição pública.
Na prática Sócrates acirrou a matilha e marcou a data do próximo bate-boca mediático.
Os sindicalistas já limpam as armas e os jornalistas afiam o dente.
Belo espectáculo de televisão.
Consta-me que os assessores de imagem do primeiro estão a tomar comprimidos para a dor de de cabeça.
E se colocassem uns calmantes na sopa, não se perdia nada.
Sócrates atribui ao PCP insultos ouvidos em Montemor-o-Velho
O primeiro-ministro foi recebido, este domingo, em Montemor-o-Velho, com vozes de protesto de algumas dezenas de sindicalistas da Federação Nacional de Professores (Fenprof), enfermeiros e da Uniãode Sindicatos de Coimbra.Momentos antes da chegada de José Sócrates, elementos da GNR retiraram aos sindicalistas uma faixa o que os levou a gritar palavras de ordem como "25 de Abril sempre – Fascismo nunca mais". José Sócrates deslocou-se à vila para a cerimónia de descerramento da placa comemorativa do lançamento de uma plataforma tecnológica de hidrogénio para produção de energia. No final, disse não se sentir ofendido pelos manifestantes, alegando que esta acção é comum no Partido Comunista há 30 anos."O Partido Comunista confunde o direito de se manifestar com o direito de insultar. Não são a mesma coisa", declarou. "O Partido Comunista não aprendeu nada, não evoluiu nada. Onde quer que eu vá fazem manifestações, utilizando os seus dirigentes sindicais", acrescentou.
in JN online
7-Outubro-2007
Os cães ladram e a caravana irrita-se
3-Outubro-2007
o que faz um “spin doctor”? Perguntem aos Maccan
O que faz um "spin doctor"?
Resposta simples: doura a pílula.
Tenta influenciar os jornalistas a mostrarem a melhor cara do facto-notícia que lhe convém.
Conheço poucos em Portugal. São discretos e mandam nas principais agências de comunicação nacional.
São uma espécie de conselheiros mediáticos e estão no lugar de contra-regra das campanhas eleitorais.
Mas quase nem aparecem. São transparentes como o vidro, mas manipulam a realidade como umas lentes grossas.
"Spin" é aquele que faz "efeito", como no ténis de mesa.
Aconselho a leitura dum artigo publicado no sítio Portugal Diário pelo blogger http://victor-silva.blogspot.com
Madeleine McCann e os «Spin Doctors»
#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}
2007/10/03 | 11:43Spin Doctor» é como se fosse um assessor de imprensa, que tenta «virar» ou condicionar a agenda mediática e as notícias que saem ou vão sair. Tentam «vender o peixe», minimizar danos de uma má notícia, aconselham os seus clientes na sua relação com a imprensa. Os pais de Maddie têm agora ao seu serviço um ex-spin doctor de Gordon Brown, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. É uma escalada na luta mediática relacionada com este caso…
É melhor cortar este título
Um bom título é curto, simples e forte.
Deve ser apelativo e atrair os leitores a comprarem o jornal ou ouvirem o noticiário da rádio.
Mas eis se não quando a televisão resolveu inverter a tendencia.
E arranjou um pacote de programas com títulos inacreditáveis.
Pois, é que fazer títulos fáceis e bons, é dificil.
Tipo: Telejornal? Sangue nas mãos? Sexo Grátis? Vendeu os filhos? Vaca louca?
![]() |
Sorria! Está no ar!

O Porto Canal é um canal fraquinho.
Parece o antigo CNL ou da NTV.
Não sei se por falta de recursos, de imaginação ou simplesmente de qualidade.
Mas a notícía que hoje se publica no Correio da Manhã dá-me uma ajuda para perceber um pouco melhor o canal.
E serve de dica: quando estiver em frente a uma camera de televisão ou fotografia, endireite as costas, sorria e apareça confiante.
E não vista de preto (já agora de branco só o Papa)
Ou então vai aparecer assim: meio derrotado, meio deprimido, meio a pedir desculpa.
Assim: ![]()
Eu voto Menezes
Luís Filipe Menezes tem pinta.
E muita experiência nas lides mediáticas.
E de vez em quando é muito divertido ver um jornalista com esperteza saloia ser devidamente toureado por um artista da política.
É raro, precisa de ser bem feito, mas a faena é de alto grau de entretenimento. Quando acontece. E aconteceu.
Luís Filipe Menezes marcou um conferência de imprensa para anunciar se ficava na Camara de Gaia ou não.
Por definição a um conferência de imprensa é um acto simultâneo onde TODOS os jornalistas ouvem AO MESMO TEMPO o que alguém tem a dizer. E depois fazem perguntas e ouvem respostas.
Mas a SIC teve muita, muita pressa.
E tentou passar a perna a toda a concorrência. Apanhando Menezes na rua no caminho para o almoço.
E Menezes com a maior naturalidade do mundo e mesmo apanhado à má-fila, sorriu, virou-se para a repórter, enquadrou-se no plano da camera e disparou sem ponta de azedume:
” Vai desculpar-me, mas vai ter que aguardar uma hora, para lhe responder a essa pergunta. Agora, se me permite vou almoçar com o meu filho”
Bom timing, boa cara, boa frase.
Perfeito.
Só me pergunto: os editores da SIC são tolos ou masoquistas? Por colocar este “vivo” sem substância, sem interesse e onde ficam mal na fotografia.
30-Setembro-2007
Um desgraça, menezes, uma desgraça
Frase do dia do avô Soares.
"Eleição de Menezes foi uma desgraça"
Em seis simples palavras disse o que muitos pensam.
Um verdadeiro político capta os momentos fotograficamente e dispara-os de volta com simplicidade.
Marcelo Rebelo de Sousa que se cuide. O avô Soares está de volta.
Por falar em avôs… O avô Anibal deve estar para morrer. E o avô Sampaio deve estar a rir-se perdidamente.
Dica do dia: cada presidente tem o Santana Lopes que merece.
E a festa ainda agora começou.
Eleição de Menezes foi uma desgraça
Mário Soares, antigo Presidente da República comentou sábado à noite a eleição de Luís Filipe Menezes, considerando que “foi uma desgraça o que aconteceu ao PSD”.
Em declarações à TSF, o socialista frisou que “aquilo que sucedeu é uma coisa que não nos agrada”.
“Um Governo precisa de uma oposição forte e estruturada, porque senão o Governo pode dizer que não há alternativa e que pode fazer o que quiser”, advertiu o antigo Chefe de Estado.
Menezes venceu sexta-feira as eleições directas do PSD, derrotando Marques Mendes.
(via correiodamanha.pt)
29-Setembro-2007
Não tenho nada a declarar

Não resisti.
Mesmo Hitler – conhecido pelos seus empolgantes discursos em comícios e filmes criados pela propaganda oficial- precisa de um momento de silêncio.
É uma variante daquele senhor agora presidente que comia bolo rei de boca cheia para não responder às pergutas dos jornalistas.
Podemos aprender três lições:
1. Não fale com a boca cheia
2. Não coma em público e com jornalistas perto usando a boca toda, cheia e aberta
3. Se não quiser mesmo falar, faça-o com estilo e estrondo.
4. Não, esta imagem não pertence a nenhuma campanha para a vacinação do cancro do colo do útero ou contra o aborto por aspiração.
Esta imagem vem do blog Gosto Disto via Link Permanente para Hitler em hora de ponta
26-Setembro-2007
Parece Fátima
Era uma vez uma competição sem nenhum interesse.
Era uma vez um clube pequenino que jogava na Cova da Iria.
O clube tem um treinador padre e um capitão chamado Bispo.
Entre rezas, velas e mezinhas o Fátima (clube duma divisão inferior) ganhou ao Dragão campeão nacional.
E pronto. Eis como uma notícia sem interesse ou importãncia alguma vai ser discutida durante três dias na rádio, jornais e televiisão.
Para Jesualdo Ferreira só pode haver uma frase chave para escapar à fúria dos adptos do F.C. Porto: “Valha-me Deus!”
Taça da Liga: Fátima elimina FC Porto 26.09.2007 –
O Fátima, estreante na Liga de Honra esta época, eliminou hoje o bicampeão FC Porto da Taça da Liga em futebol, ao vencer em casa no desempate por grandes penalidades, por 4-2, em encontro da terceira eliminatória.
25-Setembro-2007
Como enfrentar uma audiência feroz
E a frase do dia vai para….
O fabuloso presidente do Irão.
Declarando que no Irão não existem homossexuais.
Claro que a audiência da Universidade de Columbia nos Estados Unidos riu-se.
Mas a sua verdadeira audiência – o povo iraniano- deve ter aplaudido.
Dica do dia: fale sempre para quem quer que o escute, independentemente dos palhaços que estão à sua frente.
«No nosso país não há homossexuais»
O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou esta segunda-feira que não existe homossexualidade no país que preside. Durante uma conferência na Universidade de Columbia, Nova Iorque, perguntaram-lhe sobre os direitos dos homossexuais no Irão. «No nosso país não há homossexuais», afirmou Ahmadinejad.
Incomodado com o tema, o presidente iraniano preferiu falar sobre os direitos das mulheres. Perante a insistência da pessoa que o questionava, hesitou alguns segundos e negou a existência deste tipo de orientação sexual no Irão. Recorde-se que no país homossexualidade é crime punível com pena de prisão.
O tema foi muito debatido recentemente quando uma lésbica iraniana, Pegah Emambakhsh, que corria o risco de ser deportada pelo Reino Unido temia ser apedrejada ao voltar para o seu país. Emambakhsh refugiou-se no Reino Unido em 2005 depois de a sua parceira ter sido detida, torturada e apedrejada no Irão.
in PortugalDiário
Basquetebol e os pés
Há comunicados de imprensa inesquecíveis.
Um bom comunicado de imprensa pode conter uma frase-feita ou chavão.
Mas convém escolher bem a frase.
Porque algumas são suicidas.


