Papel Principal

1-Outubro-2007

Madeleine e a dentologia atrasada dos jornalistas

Despertado das profundezas e milhares de anos-luz depois do desaparecimento de Maddie, o Sindicato dos Jornalistas deu à costa.

O intrépido conselho deontológico, guardião da moral e boa consciência dos jornalistas exalou a sua sentença do alto da tribuna da Inquisição.

Ou por outras palavas: cagou d´alto.

Assim sendo vou inscrever-me no sindicato dos metalúrgicos ou do pessoal da recolha do lixo.

Sinto-me melhor representado.

O caso Madeleine McCann e as práticas jornalísticas

Na sua recomendação, o CD relembra que “o uso de fontes anónimas não desresponsabiliza o jornalista; pelo contrário, obriga-o a um redobrado cuidado, pois em caso de a informação se revelar falsa será a credibilidade do jornalista e do seu órgão de comunicação social que está em causa. E não apenas em relação a esse trabalho.” A estrutura deontológica recomenda assim que se evitem notícias que privilegiem as audiências em detrimento da verdade factual e em que a especulação vença o rigor, que se sigam critérios muito rigorosos para o uso de fontes anónimas e que se promova a pronta rectificação de informações que se revelem inexactas ou falsas, conforme o n.º 5 do Código Deontológico.

A recomendação apela ainda a que os jornalistas tenham um especial cuidado no tratamento da informação, procurando apoio de especialistas externos e independentes que os possam elucidar sobre matérias de elevada complexidade e que exijam conhecimentos científicos e jurídicos, levem em consideração o direito à privacidade de eventuais suspeitos, arguidos ou réus e analisem os eventuais atropelos à deontologia ocorridos neste caso para que os mesmos não se repitam.

O Sitio do Sindicato dos Jornalistas

(via O Sitio do Sindicato dos Jornalistas

Anúncios

27-Setembro-2007

O meu ego é maior do que o teu

José Mourinho

Santana Lopes fez uma birra e saiu dos estúdio da SIC antes do fim da entrevista.

Tudo porque a entrevista foi cortada no momento em que treinador de futebol José Mourinho chegou ao aeroporto de Lisboa.

O ex-primeiro-ministro e também conhecido futeboleiro não gostou e saiu.

Quer Santana Lopes quer José Mourinho são mediaticamente fortes.

E ambos tem um ego maior que a Lua Cheia. Talvez pelo somatório destas duas condições, ambos tem lugar reservado nas televisões.

O problema complica-se quando se tentam colocar dois galos no mesmo poleiro. E aí algum dos egos pode ficar amachucado.

Mas até na hora de sair Pedro Santana Lopes bate a porta com televisivo estrondo. E recusa-se a ser passado para trás de um “treinador de futebol”.

Pois é já dizia o tio Artur: Duas vacas sagradas só podem partilhar o mesmo espaço numa chega de bois.

E quando dois sóis estão na mesma orbita só pode haver faísca.

//inet.sitepac.pt/SantanaLopes04

Santana Lopes abandona entrevista à SIC Notícias cortada pela chegada de Mourinho

O social-democrata Pedro Santana Lopes abandonou ontem uma entrevista que estava a dar à SIC Notícias sobre as eleições do PSD depois da sua intervenção ter sido interrompida por um directo sobre a chegada de José Mourinho a Lisboa. “Eu vim aqui com sacrifício pessoal, e sou interrompido por um treinador de futebol… Acho que o país está doido. Não vou continuar a entrevista, acho que o país tem que aprender”, afirmou Santana Lopes, antes de sair dos estúdios.

outras vistas sobre o tema:

http://comunicamos.wordpress.com/2007/09/27/santana-lopes-vs-mourinho/

http://teknomatika.wordpress.com/2007/09/27/santana-lopes-da-licao-a-sic-noticias/

19-Setembro-2007

DECO rosna à Ministra da Educação

Como eu gosto duma democracia mediática madura.

Agora os consumidores revoltados e representados pela DECO decidiram responder ao bate-boca do Ministério da Educação.

Dentro em pouco o presidente do Benfica também entra nos comentários e a Maddie fica para trás nos alinhamentos dos telejornais.

Sugestão de título: DECO amianta Educação.

Já não bastavam os sindicatos do professores e agora está criada uma guerra com a construção civil e os consumidores à mistura.

Deco desafia ME a publicar estudos sobre conforto das salas

A Deco desafiou hoje o Ministério da Educação a tornar públicos estudos que comprovem o bom conforto térmico e a qualidade do ar nas escolas portuguesas.

Ministério da Educação ataca DECO

  

 Uma das boas regras para se criar uma notícia é atacar alguém.

É o método de criar uma frase-chave ou sound-byte que que se cola dentro dos cérebros pequenos e bocas grandes dos jornalistas.

É certo e sabido que a matilha mediática vai pegar nesse ataque e perguntar ao ofendido:

– Então? Como reage a isso? O que vai fazer?

Melhor ainda quando o ataque é mais um contra-ataque. Cumpre-se a dialéctica mediática em todo o seu explendor.

Este caso tem dois episódios: uma associação alegadamente de defesa dos consumidores diz que há amianto em escolas portuguesas e um Ministério da Educação que aproveita para chutar a bola para canto acusando a associação de auto-promoção.

  

“Deco usa escolas para auto-promoção

(in Portugal Diário)

#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}

Ministério da Educação acusa associação de divulgar estudos «errados»
O Ministério da Educação (ME) acusou hoje a Deco de usar as escolas públicas para se auto-promover e considerou tecnicamente errados estudos hoje divulgados pela associação sobre a temperatura e a qualidade do ar nas salas de aula.

Dois estudos que a Deco realizou em Fevereiro em 40 salas de 20 escolas de todo o país, e cujos resultados foram hoje divulgados, revelaram que quatro em cada cinco têm temperaturas baixas e excesso de humidade no ar. “

18-Setembro-2007

Amianto em 7 escolas ???!!! Diz a DECO

//static.flickr.com/1123/1403267240_ea17049fd6A DECO é uma associação respeitável e respeitada.

A DECO é ouvida publicamente.

A DECO faz estudos.

A DECO comunica estudos publicamente.

A DECO não divulga a metodologia dos estudos que realiza.

Os jornalistas não perguntam à DECO como fez os estudos, quem os paga e que interesses perseguem.

A DECO é uma associação de defesa dos consumidores.

A DECO aproveita a sua força mediática para ALARMAR as pessoas.

Se a DECO está a falar verdade porque não faz queixa às autoridades competentes?

Se encontrou uma coisa tão grave nas escolas porque disfarça o amianto dando enfâse à questão do frio?

Será que a DECO acha que um incómodo causado pela temperatura é pior do que o cancro causado pelo amianto?

“Estudo diz que quatro em cada cinco escolas têm temperaturas baixas
Deco: alunos passam frio e têm má qualidade de ar dentro das salas de aula

A associação portuguesa para a defesa dos consumidores detectou ainda problemas de construção e conservação dos edifícios, o mais grave dos quais foi a presença de placas de fibrocimento com amianto em sete escolas: D. Francisca de Aragão (Quarteira), Diogo Bernardes (Ponte da Barca), Elias Garcia (Sobreda), D. João II (Caldas da Rainha), EB de Lousada, Roque Gameiro (Amadora) e Rainha D. Leonor de Lencastre (Cacém). “Tudo isto, depois de a Assembleia da República ter recomendado, em 2003, o inventário dos edifícios públicos com amianto e a substituição deste material, que pode libertar fibras cancerígenas”, critica a associação.ÚLTIMA HORA – PÚBLICO.PT

17-Setembro-2007

E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…

O “Uma espécie de blog” quer matar a imprensa livre.

Melhor: quer suicidar-se.

Porque se preocupa com os pais de Maddie, mas aproveita-os para escrever sobre eles.

Isso! Issso!

É isso mesmo que fazem os tablóides bem e a dita imprensa séria mal.

Já agora uma pergunta ao autor indignado deste blog: quantas visitas lhe rendeu este post?

E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…

21-Junho-2007

Estamos fartos dessa notícia

Filed under: Sem categoria — Pp @ 14:57
Tags: , , , , ,

No seu blog Blogouve-se João Paulo Meneses lança um lamento a que me apete juntar uns bitaites.

No post Não se pode confiar… o autor conta como no passado fim-de-semana uma interessante (?) entrevista com o presidente da confederação industrial portuguesa (CIP) escrita no semanário Sol, não teve citações ou desenvolvimentos nas rádios ou tv´s.

Pergunta JPM se foi por distracção.
A hipótese é credível e pode fazer sentido. Mas quero acrescentar uma outra versão.

É o chamado critério editorial do “já demos” ou “estamos fartos deste assunto”
E falo claro da OTA e do novo aeroporto.
Claro que a entrevista acrescenta mais uns pózinhos mas não oferece um angulo suficientemente apelativo para os meios mais imediatistas.

Digamos que como acontece regularmente, os semanários, marcam a agenda mais pelas tricas, politiquices e bastidores do que com notícias factuais.

É que essas já foram dadas ao longo da semana pelos jornais diários, telejornais e jornais falado.
E hoje deve ser cada vez mais dificil convencer as “fontes” a guardar no frigorífico uma notícia para os semanários.

Por isso, já demos…

Não se pode confiar…

Create a free website or blog at WordPress.com.