Despertado das profundezas e milhares de anos-luz depois do desaparecimento de Maddie, o Sindicato dos Jornalistas deu à costa.
O intrépido conselho deontológico, guardião da moral e boa consciência dos jornalistas exalou a sua sentença do alto da tribuna da Inquisição.
Ou por outras palavas: cagou d´alto.
Assim sendo vou inscrever-me no sindicato dos metalúrgicos ou do pessoal da recolha do lixo.
Sinto-me melhor representado.
O caso Madeleine McCann e as práticas jornalísticas
Na sua recomendação, o CD relembra que “o uso de fontes anónimas não desresponsabiliza o jornalista; pelo contrário, obriga-o a um redobrado cuidado, pois em caso de a informação se revelar falsa será a credibilidade do jornalista e do seu órgão de comunicação social que está em causa. E não apenas em relação a esse trabalho.” A estrutura deontológica recomenda assim que se evitem notícias que privilegiem as audiências em detrimento da verdade factual e em que a especulação vença o rigor, que se sigam critérios muito rigorosos para o uso de fontes anónimas e que se promova a pronta rectificação de informações que se revelem inexactas ou falsas, conforme o n.º 5 do Código Deontológico.
A recomendação apela ainda a que os jornalistas tenham um especial cuidado no tratamento da informação, procurando apoio de especialistas externos e independentes que os possam elucidar sobre matérias de elevada complexidade e que exijam conhecimentos científicos e jurídicos, levem em consideração o direito à privacidade de eventuais suspeitos, arguidos ou réus e analisem os eventuais atropelos à deontologia ocorridos neste caso para que os mesmos não se repitam.
O Sitio do Sindicato dos Jornalistas
(via O Sitio do Sindicato dos Jornalistas
Anúncios27-Setembro-2007
19-Setembro-2007
DECO rosna à Ministra da Educação
Como eu gosto duma democracia mediática madura.
Agora os consumidores revoltados e representados pela DECO decidiram responder ao bate-boca do Ministério da Educação.
Dentro em pouco o presidente do Benfica também entra nos comentários e a Maddie fica para trás nos alinhamentos dos telejornais.
Sugestão de título: DECO amianta Educação.
Já não bastavam os sindicatos do professores e agora está criada uma guerra com a construção civil e os consumidores à mistura.
Deco desafia ME a publicar estudos sobre conforto das salas
A Deco desafiou hoje o Ministério da Educação a tornar públicos estudos que comprovem o bom conforto térmico e a qualidade do ar nas escolas portuguesas.
Ministério da Educação ataca DECO
Uma das boas regras para se criar uma notícia é atacar alguém.
É o método de criar uma frase-chave ou sound-byte que que se cola dentro dos cérebros pequenos e bocas grandes dos jornalistas.
É certo e sabido que a matilha mediática vai pegar nesse ataque e perguntar ao ofendido:
– Então? Como reage a isso? O que vai fazer?
Melhor ainda quando o ataque é mais um contra-ataque. Cumpre-se a dialéctica mediática em todo o seu explendor.
Este caso tem dois episódios: uma associação alegadamente de defesa dos consumidores diz que há amianto em escolas portuguesas e um Ministério da Educação que aproveita para chutar a bola para canto acusando a associação de auto-promoção.
“Deco usa escolas para auto-promoção
(in Portugal Diário)
#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}
Ministério da Educação acusa associação de divulgar estudos «errados»
O Ministério da Educação (ME) acusou hoje a Deco de usar as escolas públicas para se auto-promover e considerou tecnicamente errados estudos hoje divulgados pela associação sobre a temperatura e a qualidade do ar nas salas de aula.Dois estudos que a Deco realizou em Fevereiro em 40 salas de 20 escolas de todo o país, e cujos resultados foram hoje divulgados, revelaram que quatro em cada cinco têm temperaturas baixas e excesso de humidade no ar. “
18-Setembro-2007
Amianto em 7 escolas ???!!! Diz a DECO
A DECO é uma associação respeitável e respeitada.
A DECO é ouvida publicamente.
A DECO faz estudos.
A DECO comunica estudos publicamente.
A DECO não divulga a metodologia dos estudos que realiza.
Os jornalistas não perguntam à DECO como fez os estudos, quem os paga e que interesses perseguem.
A DECO é uma associação de defesa dos consumidores.
A DECO aproveita a sua força mediática para ALARMAR as pessoas.
Se a DECO está a falar verdade porque não faz queixa às autoridades competentes?
Se encontrou uma coisa tão grave nas escolas porque disfarça o amianto dando enfâse à questão do frio?
Será que a DECO acha que um incómodo causado pela temperatura é pior do que o cancro causado pelo amianto?
“Estudo diz que quatro em cada cinco escolas têm temperaturas baixas
Deco: alunos passam frio e têm má qualidade de ar dentro das salas de aulaA associação portuguesa para a defesa dos consumidores detectou ainda problemas de construção e conservação dos edifícios, o mais grave dos quais foi a presença de placas de fibrocimento com amianto em sete escolas: D. Francisca de Aragão (Quarteira), Diogo Bernardes (Ponte da Barca), Elias Garcia (Sobreda), D. João II (Caldas da Rainha), EB de Lousada, Roque Gameiro (Amadora) e Rainha D. Leonor de Lencastre (Cacém). “Tudo isto, depois de a Assembleia da República ter recomendado, em 2003, o inventário dos edifícios públicos com amianto e a substituição deste material, que pode libertar fibras cancerígenas”, critica a associação.ÚLTIMA HORA – PÚBLICO.PT “
17-Setembro-2007
E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…
O “Uma espécie de blog” quer matar a imprensa livre.
Melhor: quer suicidar-se.
Porque se preocupa com os pais de Maddie, mas aproveita-os para escrever sobre eles.
Isso! Issso!
É isso mesmo que fazem os tablóides bem e a dita imprensa séria mal.
Já agora uma pergunta ao autor indignado deste blog: quantas visitas lhe rendeu este post?
E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…
21-Junho-2007
Estamos fartos dessa notícia
No seu blog Blogouve-se João Paulo Meneses lança um lamento a que me apete juntar uns bitaites.
No post Não se pode confiar… o autor conta como no passado fim-de-semana uma interessante (?) entrevista com o presidente da confederação industrial portuguesa (CIP) escrita no semanário Sol, não teve citações ou desenvolvimentos nas rádios ou tv´s.
Pergunta JPM se foi por distracção.
A hipótese é credível e pode fazer sentido. Mas quero acrescentar uma outra versão.É o chamado critério editorial do “já demos” ou “estamos fartos deste assunto”
E falo claro da OTA e do novo aeroporto.
Claro que a entrevista acrescenta mais uns pózinhos mas não oferece um angulo suficientemente apelativo para os meios mais imediatistas.Digamos que como acontece regularmente, os semanários, marcam a agenda mais pelas tricas, politiquices e bastidores do que com notícias factuais.
É que essas já foram dadas ao longo da semana pelos jornais diários, telejornais e jornais falado.
E hoje deve ser cada vez mais dificil convencer as “fontes” a guardar no frigorífico uma notícia para os semanários.Por isso, já demos…


A DECO é uma associação respeitável e respeitada.
