José Rodrigues dos Santos deixou de ser um ícone do jornalismo e passou a ser uma granada de mão política.Meninos, aos vossos postos…
Quem é do PS, levante o dedo… Quem é contra o PS, grite e urre… Quem é do PS e mas não chupa este governo, assobie…
Não percebo de que lado está Ana Gomes, mas este post parece-me inspirador.
É tão confuso e nubloso como as alegadas pressões que alegadamente JRS diz que eventualmente existiram na RTP.
Vocês sabem do que eu estou a falar…
http://causa-nossa.blogspot.com/2007/10/jos-rodrigues-dos-santos.html
permanent link(via Causa Nossa)
10-Outubro-2007
Salvem o Zé, da politica
7-Outubro-2007
A extrema-direita e o boomerang mediático
A extrema direita tem uma forma particular de aparecer na televisão: o suícidio mediático.
Depois de ter aparecido na televisão a mostrar armas e a ameaçar usá-las agora Mário Machado optou por atacar uma juíza.
Uma fórmula que resulta.
Da primeira vez foi detido.
Desta, sabe Deus.
Não deixa de ser curioso: A televisão funciona como um boomerang para a extrema-direita.
Cada ideia nova, dá direito a um ricohete olímpico.
Se o objectivo é aparecer na tv, funciona.
Mas é um serviço um bocado caro. Não?
Carta aberta de Mário Machado « ALK [Beiras]
http://www.oinsurgente.org/2007/09/21/pacheco-pereira-mario-machado-e-a-extrema-esquerda/
3-Outubro-2007
o que faz um “spin doctor”? Perguntem aos Maccan
O que faz um "spin doctor"?
Resposta simples: doura a pílula.
Tenta influenciar os jornalistas a mostrarem a melhor cara do facto-notícia que lhe convém.
Conheço poucos em Portugal. São discretos e mandam nas principais agências de comunicação nacional.
São uma espécie de conselheiros mediáticos e estão no lugar de contra-regra das campanhas eleitorais.
Mas quase nem aparecem. São transparentes como o vidro, mas manipulam a realidade como umas lentes grossas.
"Spin" é aquele que faz "efeito", como no ténis de mesa.
Aconselho a leitura dum artigo publicado no sítio Portugal Diário pelo blogger http://victor-silva.blogspot.com
Madeleine McCann e os «Spin Doctors»
#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}
2007/10/03 | 11:43Spin Doctor» é como se fosse um assessor de imprensa, que tenta «virar» ou condicionar a agenda mediática e as notícias que saem ou vão sair. Tentam «vender o peixe», minimizar danos de uma má notícia, aconselham os seus clientes na sua relação com a imprensa. Os pais de Maddie têm agora ao seu serviço um ex-spin doctor de Gordon Brown, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. É uma escalada na luta mediática relacionada com este caso…
18-Setembro-2007
McCann: como a especulação me alimenta em gordas audiências
O autor do blogue Uma espécie de blog ficou zangado comigo.
Tudo por causa duma mensagem que aqui citei sobre a especulação à volta do caso Maddie.
Eu gosto e sou leitor deste blogue
Caro Nuno, Entendeu mal o que eu quis dizer.
Obviamente a expressão "suicídio" é uma ironia. Um blogue existe por definição para falar de coisas e não para as calar. Escrevi (no meu antigo blogue) e escrevo regularmente aqui sobre temas mediáticos e com forte exposição pública. Aliás esse é o coração do Papel Principal. E aqui a questão não é sequer de audiências (tema que me ocupa grande parte da minha vida profissional).
Apenas acho que todos os jornalistas sabem quase nada sobre o que aconteceu a Maddie Maccan. E por isso são manipulados e intoxicados com informação tendenciosa.
Quase tudo o que sabemos resume-se a: desapareceu uma criança no Algarve. Como não há notícias, qualquer facto torna-se relevante. E aí entra a tal dimensão especulativa. Pegamos no pequeno facto e dedicamos páginas ou telejornais inteiros a dissecar a matéria como se fosse um rato de laboratório.
É a aplicação prática daquilo a que chamo a teoria da alimentação do cavalo.
Traduz-se na máxima: "Se não há notícias, inventam-se" Porquê? Porque dá audiências.
Aconselho a leitura de dois trechos de dois blogues sorbre o assunto:
e ainda uma curiosa descrição da árvore de possbilidades de investigação neste caso "Crónicas de um atoleiro anunciado" (obrigado Carla pela dica) http://madeleinemaccann.blogspot.com/
17-Setembro-2007
McCann: ligações perigosas
Uma das coisas que mais me diverte na informação é a… especulação!
Isso mesmo.
Adoro uma boa teoria da conspiração. Um descanso para as almas ou uma libertina desassossega geral.
O pior é que a moda passou da conversa de café para as televisões.
Mas o universo dos blogs é o melhor para lançar uma bela confusão.
Vale ver o blog Quintus:
E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…
O “Uma espécie de blog” quer matar a imprensa livre.
Melhor: quer suicidar-se.
Porque se preocupa com os pais de Maddie, mas aproveita-os para escrever sobre eles.
Isso! Issso!
É isso mesmo que fazem os tablóides bem e a dita imprensa séria mal.
Já agora uma pergunta ao autor indignado deste blog: quantas visitas lhe rendeu este post?
E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…
15-Setembro-2007
Buzzmarketing, o quê???
Sabem o que é o Buzzmarketing ?
Em bom português traduz-se como uma barulheira do caraças.
Mas com o propósito de chamar a atenção para algo.
Normalmente publicidade. Muita de borla.
Enfim a essência do trabalho das agências de comunicação e restantes manipuladores.
Sigam a ligação ou vejam todo o sítio Relações Públicas sem Croquete
Fico sempre bem na fotografia
Muitos de nós interrogam-se se ficariam bem na televisão.
E outros tem angústia cada vez que vem fotografias suas.
Outros pelo contrário, parece que nasceram para ser fotografados ou filmados.
É o maravilhoso mundo dos fotogénicos e dos telegénicos. Uma raça especial de que só podemos ter inveja.
Bom, parece que não é bem assim
O loucos dos japoneses, fartos de ficar mal na fotografia inventaram uma máquina que dispara ao seu sorriso.
Verdade! Ninguém mais vai aparecer mal na foto.
Vale conferir aqui
5-Julho-2007
EGO! um mau relações públicas
23-Junho-2007
Se queres ser relações públicas, melhor que tires a carteira profissional de jornalista…:
Está tudo maluco?
Contratar um relações públicas COM CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA????
Sigo a discussão na blogosfera~
em
ContraFactos & Argumentos: Realmente, é uma boa questão
e no post inicial do Blog do Gutavo Felisberto
Se queres ser relações públicas, melhor que tires a carteira profissional de jornalista…:
comentários?


