Papel Principal

10-Outubro-2007

Salvem o Zé, da politica

José Rodrigues dos Santos deixou de ser um ícone do jornalismo e passou a ser uma granada de mão política.Meninos, aos vossos postos…

Quem é do PS, levante o dedo… Quem é contra o PS, grite e urre… Quem é do PS e mas não chupa este governo, assobie…

Não percebo de que lado está Ana Gomes, mas este post parece-me inspirador.

É tão confuso e nubloso como as alegadas pressões que alegadamente JRS diz que eventualmente existiram na RTP.

Vocês sabem do que eu estou a falar…

http://causa-nossa.blogspot.com/2007/10/jos-rodrigues-dos-santos.html
permanent link

(via Causa Nossa)

Anúncios

7-Outubro-2007

A extrema-direita e o boomerang mediático

A extrema direita tem uma forma particular de aparecer na televisão: o suícidio mediático.

Depois de ter aparecido na televisão a mostrar armas e a ameaçar usá-las agora Mário Machado optou por atacar uma juíza.

Uma fórmula que resulta.

Da primeira vez foi detido.

Desta, sabe Deus.

Não deixa de ser curioso: A televisão funciona como um boomerang para a extrema-direita.

Cada ideia nova, dá direito a um ricohete olímpico.

Se o objectivo é aparecer na tv, funciona.

Mas é um serviço um bocado caro. Não?

Carta aberta de Mário Machado « ALK [Beiras]

http://www.oinsurgente.org/2007/09/21/pacheco-pereira-mario-machado-e-a-extrema-esquerda/

3-Outubro-2007

o que faz um “spin doctor”? Perguntem aos Maccan

O que faz um "spin doctor"?

Resposta simples: doura a pílula.

Tenta influenciar os jornalistas a mostrarem a melhor cara do facto-notícia que lhe convém.

Conheço poucos em Portugal. São discretos e mandam nas principais agências de comunicação nacional.

São uma espécie de conselheiros mediáticos e estão no lugar de contra-regra das campanhas eleitorais.

Mas quase nem aparecem. São transparentes como o vidro, mas manipulam a realidade como umas lentes grossas.

"Spin" é aquele que faz "efeito", como no ténis de mesa.

Aconselho a leitura dum artigo publicado no sítio Portugal Diário pelo blogger http://victor-silva.blogspot.com


Madeleine McCann e os «Spin Doctors»

#dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}

2007/10/03 | 11:43
Spin Doctor» é como se fosse um assessor de imprensa, que tenta «virar» ou condicionar a agenda mediática e as notícias que saem ou vão sair. Tentam «vender o peixe», minimizar danos de uma má notícia, aconselham os seus clientes na sua relação com a imprensa. Os pais de Maddie têm agora ao seu serviço um ex-spin doctor de Gordon Brown, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. É uma escalada na luta mediática relacionada com este caso…

18-Setembro-2007

McCann: como a especulação me alimenta em gordas audiências

O autor do blogue Uma espécie de blog ficou zangado comigo.//static.flickr.com/1121/1400990599_f3b703f342

Tudo por causa duma mensagem que aqui citei sobre a especulação à volta do caso Maddie.

Eu gosto e sou leitor deste blogue

Caro Nuno, Entendeu mal o que eu quis dizer.

Obviamente a expressão "suicídio" é uma ironia. Um blogue existe por definição para falar de coisas e não para as calar. Escrevi (no meu antigo blogue) e escrevo regularmente aqui sobre temas mediáticos e com forte exposição pública. Aliás esse é o coração do Papel Principal. E aqui a questão não é sequer de audiências (tema que me ocupa grande parte da minha vida profissional).

Apenas acho que todos os jornalistas sabem quase nada sobre o que aconteceu a Maddie Maccan. E por isso são manipulados e intoxicados com informação tendenciosa.

Quase tudo o que sabemos resume-se a: desapareceu uma criança no Algarve. Como não há notícias, qualquer facto torna-se relevante. E aí entra a tal dimensão especulativa. Pegamos no pequeno facto e dedicamos páginas ou telejornais inteiros a dissecar a matéria como se fosse um rato de laboratório.

É a aplicação prática daquilo a que chamo a teoria da alimentação do cavalo.

Traduz-se na máxima: "Se não há notícias, inventam-se" Porquê? Porque dá audiências.

Aconselho a leitura de dois trechos de dois blogues sorbre o assunto:

http://movv.org/2007/09/12/gerry-mccann-pai-de-madeleine-mccann-peter-mccann-e-algumas-ligacoes-e-possibilidades-curiosas/

e ainda uma curiosa descrição da árvore de possbilidades de investigação neste caso "Crónicas de um atoleiro anunciado" (obrigado Carla pela dica) http://madeleinemaccann.blogspot.com/

17-Setembro-2007

McCann: ligações perigosas

Uma das coisas que mais me diverte na informação é a… especulação!

Isso mesmo.

Adoro uma boa teoria da conspiração. Um descanso para as almas ou uma libertina desassossega geral.

O pior é que a moda passou da conversa de café para as televisões.

Mas o universo dos blogs é o melhor para lançar uma bela confusão.

Vale ver o blog Quintus:

Gerry McCann, pai de Madeleine McCann, Peter McCann e algumas ligações e possibilidades curiosas… « Q u i n t u s

E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…

O “Uma espécie de blog” quer matar a imprensa livre.

Melhor: quer suicidar-se.

Porque se preocupa com os pais de Maddie, mas aproveita-os para escrever sobre eles.

Isso! Issso!

É isso mesmo que fazem os tablóides bem e a dita imprensa séria mal.

Já agora uma pergunta ao autor indignado deste blog: quantas visitas lhe rendeu este post?

E se os pais da maddie forem realmente inocentes??? « Uma espécie de blog…

15-Setembro-2007

Buzzmarketing, o quê???

Filed under: Sem categoria — Pp @ 21:59
Tags: , , ,

Sabem o que é o Buzzmarketing ?

Em bom português traduz-se como uma barulheira do caraças.

Mas com o propósito de chamar a atenção para algo.

Normalmente publicidade. Muita de borla.

Enfim a essência do trabalho das agências de comunicação e restantes manipuladores.

Sigam a ligação ou vejam todo o sítio Relações Públicas sem Croquete

Fico sempre bem na fotografia

Filed under: Sem categoria — Pp @ 14:27
Tags: , , , , , ,

Muitos de nós interrogam-se se ficariam bem na televisão.

E outros tem angústia cada vez que vem fotografias suas.

Outros pelo contrário, parece que nasceram para ser fotografados ou filmados.

É o maravilhoso mundo dos fotogénicos e dos telegénicos. Uma raça especial de que só podemos ter inveja.

Bom, parece que não é bem assim

O loucos dos japoneses, fartos de ficar mal na fotografia inventaram uma máquina que dispara ao seu sorriso.

Verdade! Ninguém mais vai aparecer mal na foto.

Vale conferir aqui

Câmera da Sony dispara foto com sorriso

5-Julho-2007

EGO! um mau relações públicas

Filed under: Sem categoria — Pp @ 12:23
Tags: , , , , ,

O meu ego está em alta.

Aliás devia aqui escrever “o meu EGO está em ALTA!”
Já explico porquê.Mas primeiro uma dica sobre os media e em particular a televisão.

Quando pergunto às pessoas que conheço porque razão vão elas à televisão noto algum incómodo. Talvez vergonha de admitir a verdade.

É que a maioria das pessoas vai à televisão – bem entendido, quando as convidam – por uma questão de ego. De vaidade.
Tudo para que os amigos as vejam, os colegas comentem e os inimigos se roam de inveja.
Talvez por isso quando colocamos numa acção de comunicação mediática tiques de personalidade o resultado é mau.
Assim proponho que da próxima vez que você for convidado para aparecer na televisão, deixe o ego na porta. E a fúria, e a raiva e o humor cínico se o assunto meter mortos.
Na mala leve um papelote com dois ou três coisas simples de que quer falar.

Se no fim da entrevista tiver conseguido falar do que queria, parabéns. Deu o primeiro passo para de tornar um entrevistado profissional e deixar de ser um amador vaidosão que nem consegue falar do que lhe dá jeito.
Olhe, aprenda com o Berardo. Mas fale em português.
E agora o meu EGO GRANDE EM ALTA.

Vaidoso, fui citado no Jornal Público. Por causa desta entrada.

Caraças, passei de profissional a amador egocentrico.

23-Junho-2007

Se queres ser relações públicas, melhor que tires a carteira profissional de jornalista…:

Filed under: relações públicas — Pp @ 18:45
Tags: ,

Está tudo maluco?
Contratar um relações públicas COM CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA????
Sigo a discussão na blogosfera~

em

ContraFactos & Argumentos: Realmente, é uma boa questão

e no post inicial do Blog do Gutavo Felisberto

Se queres ser relações públicas, melhor que tires a carteira profissional de jornalista…:

comentários?

Create a free website or blog at WordPress.com.