Papel Principal

9-Outubro-2007

Pacheco “Abrupto” Pereira vs RTP

Filed under: RTP — Pp @ 17:20
Tags: , , , ,

Escrevi um post anterior sobre os pivôs de televisão e principalmente sobre as declarações do jornalista e apresentador de televisão José Rodrigues do Santos.

Pois a polémica vai cheia na blogosfera.

No abrupto o blog de Pacheco Pereira.

Anúncios

7-Outubro-2007

A revolta dos pivôs

Filed under: RTP,sic,tvi — Pp @ 18:45
Tags: , ,

Rodrigo Guedes de Carvalho fala mal da SIC (DN)

José Rodrigues do Santos fala mal da RTP (na Pública)

Manuela Moura Guedes está na prateleira da TVI.

O que se passará com os apresentadores de notícias em Portugal?

Deu-lhes a maluqueira? Vão trocar de canal? Entre si?

Ou estão a treinar para o Big Brother?

Rodrigo Guedes de Carvalho dixit

Primeiro falei ao nível das audiências. E as audiências são públicas e notórias, não posso dizer que estamos a ganhar, quando estamos mal em audiências. Quem me preza, preza-me pela minha frontalidade. Mas as suas declarações não podem ser vistas como críticas?

De todo. Não estou a criticar ninguém. Teria que me incluir a mim próprio. Das minhas palavras não se pode aferir quebra de solidariedade com a SIC.

Mas diz que a crise é geral e que o está a deixar assustado, avisa que a televisão não se faz com tostões e lamenta a perda de arrojo. Isso não é criticar?

Cada um de nós tem palavras fetiche. Eu uso muito a palavra assustado, mas não é nesse sentido. Agora, não posso dizer que está um mar de rosas. A SIC foi vítima da sua própria história. Quando atingiu os 50% de sharesentia-se que aquilo não ia aguentar e hoje luta taco-a-taco com outros canais. Com a perda de monopólio da SIC, que arrasta informação e programação, e com a subida da TVI alavancada no Big Brother, houve mudança de públicos e a SIC está à procura de saber como vai reconquistar esse público.

Mas não põe em causa o projecto quando diz que a SIC não sobrevive com a ideia de poupar?

Eu não tenho queda para mártir. Não estou convencido do falhanço do projecto. Por contingências várias tem havido afastamento em relação à SIC generalista, mas hoje a SIC é um universo e não são só as audiências que pesam. A administração deu agora carta branca para investimento na área da informação. A SIC está com novo fôlego. Não podia integrar a direcção se não acreditasse nisso.

(via DIÁRIO DE NOTÍCIAS – Capa DN Domingo, 7 de Outubro de 2007

15-Setembro-2007

Patos bravos

O mundo das televisões já não é o que era.pato_de_borracha.gif

90 mil patos com gripe era motivo suficente para as três televisões abrirem dez especiais e anunciar a chegada da pandemia de gripe humana. Mas nada disso aconteceu.

Estou a ficar preocupado com a perda de tiques tablóides da informação televisiva. Do chamado “infortainement”. A saudável mistura da informação e do espectáculo. A televisão em estado puro. A televisão perfeita.

Mas não. Os patos estão a ser massacrados e nenhuma repórter histérica grita na tv. O terrível vírus H5N2 anda aí à solta e ninguém proclama a peste negra, o fim do mundo.

E porquê?

Bom, o grande mérito é da malta da saúde.

Ontem à noite, enquanto os veterinários e restante pessoal da agricultura jantava em casa com a família – talvez um arroz de pato no forno – a equipa da saúde ocupou os telejornais.

Na rtp o director-geral da saúde Francisco George ganhou a abertura ao caso Maddie Maccan, a subdirectora Graça de Freitas acampou no jornal da SIC e ainda apareceu Helena Rebelo de Andrade uma investigadora e perita do Centro Nacional da Gripe.

O povo ouviu e descansou.

Hoje, às 19 horas, fala do director-geral de veterinária.

Será que tudo vai continuar calmo no Jardim Zoológico português?

Ou as televisões abrirão a época da caça ao pato?

17-Fevereiro-2007

A criatividade senhores, a criatividade

Filed under: RTP,sic,tvi — Pp @ 13:09
Tags: , , , , , , , ,

As notícias estão uma chatisse pegada.
Não sei se tem notado ou se sequer partilham o meu ponto de vista.
Veja eu os jornais, ouvindo a rádio ou sendo contaminado pela radiação da televisão, tudo é um longo aborrecimento.
Poderiamos dizer que não há notícias ou que já estamos cansados da actuais, mas o problema parece-me mais profundo.
Tv´s, Rádios e Jornais são hoje meros repetidores de si próprios. Copiam-se, citam-se e alimentam-se em círculo vicioso.
A TSF fotocopia a Antena 1 e no RCP comenta-se o mesmo. A SIC notícias e a RTPN são iguais, excepto na cor de imagem. Público e DN escrevem o mesmo dia-sim-dia-não. Os jornais televisivos são iguais e citam rádios e jornais.

Dona Maria tira-me 50 fotocópias de jornalistas?
Mas o pior é a base desse alimento noticioso: A Agenda.
A Santa Agenda manda nas notícias por preguiça e inabilidade dos jornalistas, em particular os editores.
A agenda carregada de ministros, secretários, subsecretários, instituições, mofo, bolor, melgas, lixo.
E os jornalistas lá vão ajudando nesta carroça de eventos não notícia inventados pelos polítcos e agências de comunicação.
Resultado prático: os clientes estão a ficar fartos.
Os consumidores de notícias estão a abster-se em massa.
Os jornais perdem leitores e os directores – como o DN ou Público – são postos em causa ou mesmo demitidos. A rádio que já pouco vale, perdem ouvintes. A rádio das notícias claro, porque a rádio gira-discos sobe em flecha.
E a TV dos telejornais está a fugir para o AXN e FOX.
Pois é o entretinimento está a comer as notícias.
E porquê?
Porque a escolha dos jornalistas nos útimos anos deu prioridade aos operários produtivos. Pergunta-se sempre quantas notícias conseguem fazer por minuto, dia, semana.
Mas nunca se interoga se o candidato a jornalista tem curiosidade, inteligência comunicativa ou criatividade.´
Ainda por cima um criativo é subversivo para a autoridade do toti-potenciário Editor Agendeiro Imbecil e Mangas de Alpaca.
Parece-me que a hora da Criação está a chegar.
Mas pode demorar ainda mais 10 anos a florir.

17-Dezembro-2006

Provedor, suicidio em directo

Filed under: RTP — Pp @ 1:48
Tags: , , ,

Vi hoje pela primeira vez o Provedor da RTP na televisão.
Foi um tédio. Uma seca. Um marasmo.
Se a intenção foi escolher um provedor para adormecer os telespectadores, então acertaram.

E agora…. minhas senhoras e meus senhores… o Provedor Soneca…
De facto quando se quer inventar algo mau, consegue-se.

Já agora o que vi do provedor resume-se a um velhinho apresentando testemunhos individuais e absolutamente subjectivos a deambular sobre a TV que gostariam de ter.

Oh diabo… mas não é isso mesmo que qualquer director de programas competente faz?
Senhor provedor, reforme-se! O seu trabalho como sociólogo não merece ficar escurecido com o belo presente que lhe ofereceram.

« Página anterior

Site no WordPress.com.