Papel Principal

29-Novembro-2007

Fóruns, antenas abertas e outras falas na rádio

Filed under: dicas,mediatraining,radio — Pp @ 22:36
Tags: , , , , ,

O povo gosta de falar na rádio.

Não sei se gosta de falar na rádio, ou de se ouvir na rádio.

Os importantes, vip´s, políticos, peritos e comentadores também gostam de se ouvir.

E de influenciar o mundo pela palavra.

Mas nestes programas há uns cromos que aparecem quase sempre e se o assunto é árido, notam-se a léguas. São os profissionais dos “programas do paleio”.

Ora decidi democratizar o acesso a estes fóruns de chamadas telefónicas contando alguns dos segredos que o podem fazer a si – caro leitor – um caso de sucesso na rádio.

Já agora importa ficar a saber que primeiro é preciso entrar para depois impressionar. 

  1. Ligue para a rádio logo que abram as inscrições. Fique atento. Geralmente as rádios escolhem uma hora regular para divulgar o tema e o telefone para onde ligar. Como geralmente só há um produtor do outro lado da linha prepare-se para carregar muitas vezes no botão de “repetir a chamada”

  2. Seja paciente. A espera pode levar até meia-hora até conseguir a sua inscrição.

  3. Uma boa táctica para conseguir subir na lista de entrada “no ar” é oferecer nessa primeira chamada uma frase forte ou resposta atractiva ao tema.~

  4. Desligue o rádio antes de entrar no ar. Evita o “feed-back”, aquele assobio agudo na rádio. As estações de rádio colocam no seu telefone o som que está a sair na rádio.

  5. Identifique-se. Se a sua função ou trabalho for importante ou relevante para o tema, diga-o. Dá-lhe credibilidade e distingue-o do “povo” que fala ao seu lado.

  6. Escreva num papel os dois ou três pontos que quer tocar na sua intervenção. Não para ler, mas para saber. E que sejam coisas simples e curtas.

  7. Se vai citar factos ou números, cite as fonte

  8. Seja simpático, não seja bronco nem rude. Não ataque os outros ouvintes ou o jornalista que conduz o programa.

  9. Não se esqueça que uma das funções do moderador é manter um programa com bom ritmo. Por isso não se aborreça se ele o interromper quando se está a alargar em argumentos longos e desinteressantes.~

  10. Sobre estes programas, perceba que 8 em cada 10 ouvintes são conservadores para não dizer reacionários. Mesmo que pareçam  comunistas, são consevadores do seu status quo. E esses grupos organizam-se profissional e metódicamente para ocupar os espaços nas antenas abertas.

(mais em Wal-Mart Member Education Kit May 2005)

Advertisements

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: