Papel Principal

11-Outubro-2007

O Ronaldo da PJ explica caso Joana

Brilhante, Paulo Cristovão.22897_ge_paulo_cristovao

Salvé Judite de Sousa.

À melhor entrevista do ano.

As perguntas certas. As respirações necessárias. A intensidade óptima.

Mérito da entrevistadora.

As respostas certas, as mensagens certeiras. As frases curtas. O saber e a experiência nítida no relato.

Mérito do entrevistado.

Um único senão: a frieza com que falava da menina Joana. Acredito que por efeito da carapaça profissional, mas a televisão bebe as emoções e despreza o gelo.

Entrevista cheia. Bom conteúdo boa forma.

Entrevista a Paulo Cristovão ex-PJ e investigador do caso Joana.

Cumpriram-se todos os objectivos: boa entrevista (boa audiência?), aumento da venda de livros, critica cerrada à hierarquia de PJ.

É um diamante como comunicador e tem grande futuro como comentador/perito e escritor. Escola Moita Flores no esplendor.

05 de Setembro de 2007

“A estrela de Joana” é o título do livro de Paulo Cristóvão, ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ), que participou nas investigações do caso da morte de Joana Cipriano, a criança de 8 anos assassinada, em Setembro de 2004, em Aldeia da Figueira, Portimão, pela mãe e pelo tio, que cumprem agora uma pena de 16 anos de prisão. O corpo de Joana nunca chegou a aparecer, facto que dificultou as investigações, mas Cristóvão apresenta no livro – posto à venda ontem – a sua tese sobre o homicídio. “Este caso foi algo que me marcou enquanto polícia. A obra apresenta-se como uma homenagem a uma criança que sofreu muito e a muitos polícias que se esforçam imenso para desvendar casos como estes e que nem sempre são tratados com respeito”, conta Paulo Cristóvão ao JN. Joana, segundo o ex-inspector, era uma criança que sofria de muitos abusos. “Quando falo em abusos não seriam propriamente abusos sexuais, mas de acordo com os sinais que a criança apresentava à sociedade seria vítima de uma educação incorrecta”, acrescenta. “O facto de ser demasiado adulta para a sua idade e de ser introspectiva eram indícios de que seria maltratada”, conta o autor. Uma fase difícil da investigação foi o contacto com os homicidas, que tinham “uma atitude de alguém que não assume uma postura dinâmica de cooperação. Mesmo de acordo com o perfil traçado pelo Instituto de Medicina Legal, eram pessoas que apresentavam traços de psicopatia, concebendo a realidade com base naquilo em que acreditam”, acrescenta. Na teoria de Paulo Cristóvão, o homicídio de Joana não foi premeditado. A criança terá sido agredida e seguidamente morta, sendo que depois os culpados se terão adaptado ao facto, tentando remediá-lo. Após ter sido morta, a menina terá sido levada para Espanha, tal como confessou o tio, João Cipriano. De acordo com o seu testemunho, foi levada pelo padrasto e por um colega deste para Espanha, onde o corpo foi metido num carro destinado a ser “compactado”. “Acima de tudo, pretendo também mostrar às pessoas que têm uma PJ com quem podem contar, que não está preocupada com as penas aplicadas, mas sim em desvendar um caso fazendo a verdade aparecer. Além disso quero ainda sensibilizar as pessoas para eventuais outras Joanas que andem por aí”, explica Cristóvão. O ex-inspector dedica-se agora à consultoria e frisa que parte dos lucros das vendas do livro revertem para o refúgio Aboim Ascensão, instituição de Faro que cuida de crianças abandonadas.

LIVRO RELACIONADO
A ESTRELA DE JOANA
ISBN 9789722338202
Colecção: Grandes Narrativas

€12,50

18 comentários »

  1. não ouvi tudo, mas gostei. um bocadinho menos demagógico que o moita flores e um bocadinho menos seco que o barra da costa.

    Comentar por silviaagostinho — 12-Outubro-2007 @ 13:46 | Responder

  2. excelente o livro, o paulo pode nao ser o ronaldo da pj, mas com toda a certeza uma voz que deve deixar muito boa gente de consciencia pesada……… boa

    Comentar por armando santos — 28-Janeiro-2008 @ 21:43 | Responder

  3. Quando uma instituíção (PJ) perde um elemento como este com um grande conhecimento em investigação criminal,com uma grande capacidade que sabe descutir qualquer assunto.
    Parasbens Cristóvão ,enm teres a coragem de deixar aquela casa que não dão ovalores ,e nem defende os seus funcionários,assim está a lástima em que aquilo se encontra.

    Comentar por Daniel Ferreira — 15-Julho-2008 @ 21:47 | Responder

  4. O livro gostei do seu conteudo ,está bem escrito,fácil leitura.

    Comentar por Daniel Ferreira — 15-Julho-2008 @ 22:24 | Responder

  5. São precisos mais livros para se ir sabendo a realidade das coisas, parabens.

    Comentar por Fernando Sousa — 15-Julho-2008 @ 22:59 | Responder

  6. Quis dar a minha opinião acerca do inspector,que aprecio pela nota positiva,.
    e não consegui pelo motivo no lugar ondew deveria por o meu e-mail,esdtá ocupado.
    Aqui deixo o meu apelo para que a avaria seja reparada.

    Comentar por Amilcar Santos — 16-Julho-2008 @ 12:34 | Responder

  7. Querem saber de uma coisa: ou vocês vivem noutro mundo ou de facto engravidam facilmente. Porque é que não se preocupam em saber quem são as pessoas pessoal e profissionalmente, de facto, ao pormenor. Romances?! Eu pensei que voces gostassem mesmo é de livros sérios, sem puxar à lágrima, mas à racionalidade. Ora bolas…

    Comentar por Frazão — 29-Setembro-2008 @ 0:45 | Responder

  8. gostava que a pj viesse ao cafe 25 de abril am delaes na rua 25 de abril, porque em frente ha uma ipss de criancas e a porta da instituicao e la fopra estao mais de 30 homemns a drogarem-se , a passarem droga , isto tudo na frente das pessoas, é uma vergonha na frente de uma casa do estado, onde ha tantas criancas , que perguntam, ó pai que estao a fazer os homens?, que eles tem na mao? isto é vergonhoso nao se fazer a tantos anos c ada vez estao mais , isto comeca logio de manha cedo.

    Comentar por cc — 2-Outubro-2008 @ 20:10 | Responder

  9. facam alguma coisa ja é tempo de fazerem srs da pj, a policia da zona ja nao faz nada eles, mal veem o carro ao longe fogem uns para cada lado, alguns ja estiveram presos e continuam na mesma, trabalham nesse cafe a trolhas, porque’ É PORQUE O DONO É CUMPRIS EM ALGO, PORQUE É QUE O CAFE ESTA ABERTO TODA A NOITE? fICA SITUADO NA RUA 25 DE ABRIL EM DELAES CONCELHO DE FAMALICAO DISTRITO DE BRAGA, OBRIGADA(o)

    Comentar por cc — 2-Outubro-2008 @ 20:16 | Responder

  10. GOSTARIA QUE FOSSEM AO SITE AQUI A SEGUIR : BTUGA A POLICIA FAZ RESCALDO

    Comentar por ACA — 2-Outubro-2008 @ 20:24 | Responder

  11. MORO NO CONCELHO DE V.N. DE FAMALICÃO, HOJE PASSEI NUMA CASA ONDE SO EXISTE PASSAGEM DE DROGA. NESSA CASA NINGUEM TRABALHA VIVEM TODOS DO RENDIMENTO MINIMO. O FILHO JA ESTEVE PRESO CONTINUA A PASSAR, O GENRO TAMBEM, GOSTAVA DE SABER ONDE HA TANTO DINHEIRO PARA SE FAZER CASAS NOVAS E AINDA HA POUCO RENOVARAM A CASA ATRAS, JA TELEFONEI A CAMARA DE FAMALICAO DISSERAM QUE TEM DE SER POR ESCRITO, ELES NEM LICENÇA TEM É VERGONHOSO TER DE ESCREVER PARA NOS MATAR, VENHAM VER SRS DA PJ, FICA EM OLIVEIRA S. MATEUS RUA DAS DEVESAS CONCELHO DE FAMALICAO,CHAMAM-LHE O FRANKLIM

    Comentar por ACA — 16-Outubro-2008 @ 19:58 | Responder

  12. isto é uma vergonha nacional

    Comentar por manuel — 22-Outubro-2008 @ 11:34 | Responder

  13. afinal do que se fala na versao do frankelim , o genro tem 2 carros novos de 2007 e ninguem trabalha tambem a pj nao se interessa senao apanha-os. 1 bmw e 1 carrinha novos

    Comentar por anonimo — 25-Outubro-2008 @ 19:01 | Responder

  14. nao se pode conduzir embriegado e pode-se conduzir comdroga?é que estes sujeitos em cima referidos o filho do frankelim e o genro a policia nao os apanha porque nao quer,que os ponha a soprar no balao ficam logo sem carta estejam mais atentos srs agentes de riba deave.isto e vergonhoso que país que educação vamos dar aos nossos filhos se na frente de um infantario da seg social de braga so existe droga,corram estes todos e o dono do cafe 25 abril em delaes e os do oliveira s.mateus que fazem casas e compram carros e ninguem trabalha,numa familia de 10pessoas e 4 criancas menores que daqui alguns dias estao comoos pais que ja vem fazer as doses e que os homens dao dinheiro aos pais que exemplo de pais

    Comentar por anonimo — 26-Outubro-2008 @ 21:32 | Responder

  15. NA CASA DO SR FRANKELIM E HELENA COSTA EM OLIVEIRA S. MATEUS TEM 3 FILHOS E UM GENRO NA QUAL TODOS PASSAM A DROGA E TRES CRIANCAS MENORE, O FILHO RICARDO E O GENRO JA ESTIVERAM PRESOS E CONTINUAM A PASSAR E AS DUAS FILHAS TAMBEM PASSAM, POR ISSO SE FAZEM CASAS SEM RENDIMENTOS BASTA A PASSAGEM DA DOSE EM SACOS É ASSIM QUE ELAS TRABALHAM O DIA TODO E DEPOIS DIZEM QUE TRABALHAM ,MAS É NA PASSAGEM DE DROGA SRS POLICIAS E JUDICIARIA NAO VAO A CASA DELES VER O QUE SE PASSA SE BFOSSE NA MINHA VINHAM LOGO, TEM MEDO DELES NAO E , A POLICIA DE RIBA DE AVE TEM MEDO DO PAI QUE É MALUCO QUE FARA DOS FILHOS QUE TEM ARMAS EM CASA NINGUEM SE IMPORTA TOU FARTO DE VER RECLAMAÇOES AQUI NA NET E NAO VEJO A POLICIA FAZER NADA ,ELES MORAM NA RUA DAS DEVESA EM OLIVEIRA S. MATEUS CONCELHO DE V.N. FAMALICAO ATE JA ESTAO A CONSTRUIR UMA CASA AOS PAIS QUE NUNCA TIVERAM NADA CHAPA GANHA CHAPA GASTA OS FILHOS ESTOIRAVAM O DINHEIRO TODO A MAE E AGORA TEM PARA TUDO VEJAM O QUE VAI LÁ DENTRO ,VAO LA ANTES QUE SEJA TARDE E NO 25 DE ABRIL EM DELAES SÃO AOS MONTES EM FRENTE AO INFANTARIO A DROGAREM-SWE E A PASSAR DROGA MAIS AS FILHAS DO SR FRANKELIM , LEMBRE.SE QUE O CHAMADO CHINA DE JOANE ANDAVA COM ESSES E ESSE RICARDO FRANKELIM TAMBEM MAIS O SEU CUNHADO E AGORA SUAS 2 IRMAS QUE NAO TRABALHAM TAMBEM SAO PASSADORAS, FACAM ALGO ENQUANTO ELAS E ELES NAO FOREM CACES NAO DESCANÇAMOS TODOS DIA SHAVEMOS DE VIR PARA QAQUI. MUITO OBRIGADO

    Comentar por anonimo — 27-Outubro-2008 @ 20:49 | Responder

  16. so sefalaeaprender quem passa filmes em copias e prendem-los, mas da droga nao se importam aqui no cafe 25 de abril em delães e uma pouca vergonha a passagem de droga, passaa droga um de cabelo branco , o ricardo frankelim, suasirmas e o marido da sua irma e prende os outrao vao atras destes que ja deviam estar presos e fazem casassem licença. rs da pj vao a delães a rua 25 de abril e a rua das devesas em oliveira s. mateus, tudo no concelho defamalicao

    Comentar por anonimo — 9-Novembro-2008 @ 20:49 | Responder

  17. lindo livro….grande Paulo Crstóvão….porquê a crueldade destas pessoas?!porquê matarem uma criança inocente?! continuo sem entender

    Comentar por alexandra maia — 17-Dezembro-2008 @ 18:17 | Responder

  18. ate que enfim ja foi preso ricardo frankelim na venezuela quando embarcava com grandes quantidades de droga deixem la ele ficar que assim ja estao menos dois ele e seu cunhado que foi preso e matou-se mas antes mandou o ricardo ir buscar a dose mas foi cace ainda bem esse ricardo e o amigo do china de joane que tambem é outro eles tem que ficar mas é presos e amarrados nas pernas para trabalharem nao é no servico comunitario como o china e continua a roubar isto é que éumexemplo aqui no nosso país.

    Comentar por anonimo — 1-Fevereiro-2009 @ 15:17 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: