Papel Principal

24-Junho-2007

Como conseguir cobertura mediática do seu caso?

Filed under: Sem categoria — Pp @ 13:16
Tags: ,

Vou passar a incluir neste blogue dicas para sobreviver a jornalistas e para ajudar a quem precisa perceber como funciona a indústria das notícias.

A ideia estava a matutar-me a cabeça nos últimos dias e ao passar pelo sítio norte-americano da Associação Nacional de Educação decidi começar a publicar aqui uma espécie de livro de receitas mediáticas. Vamos ao que interessa, recolhendo alguns do caminhos proposto no síto.

Ponto prévo: Uma boa cobertura mediática deve ser sempre uma prioridade.
Como se faz isso? Com passos simples:

1. Faça uma lista de contactos com os jornais e rádios locais e nacionais. Depois telefone para eles e pergunte quem são os jornalistas que tratam de assuntos com o que quer divulgar. Anote telefones, fax e email´s. Finalmente saiba a que hora e fecham as suas edições.

2. Conheça os seus media locais. Leia os jornais locais, ouça a rádio do seu concelho.Assim pode aprender que assuntos tratam, com tratam e e de que gostam os seus jornalistas. Já agora conheça esses repórteres e conte-lhes as novidades.

3. Aprenda o conceito de “hora de fecho” ou “deadline” em inglês. É a chamada hora limite para que um jornal, rádio ou tv decida tratar um assunto. Numa televisão o as matérias a tratar ficam fechadas muitas vezes no dia anterior à noite ou na reunião de editores da manhã. Num jornal, ao meio-dia e numa rádio a manhã ficam desenhada às 5 da madrugada e a tarde às 14h.

Por isso se quiser ser notícia, tem que chegar antes da hora de decisão.

4. Mantenha o seguimento. Se já mandou o seu comunicado ou mensagem, verifique se ele chegou. Mas tenha alguma paciência (não ligue de 5 em 5 minustos). O facto do jornalista não lhe devolver o contacto não quer dizer que o assunto não lhe interesse. Pode simplesmente estar a fazer outra coisa (das dezenas de matérias que faz habitualmente por mês)

5. Duas semanas antes de um evento, avise a imprensa. Basta uma página. Simples. Com hora, local, assunto, participantes e um breve resumo do acontecimento. O ideal é incluir uma frase ou um tema que estimule o interesse do jornalista. Que tal uma notícia?

6. Depois do acontecimento, mande um resumo do que aconteceu (press-release). É que o seu acontecimento pode não ter sido coberto por falta de meios e não de interesse. E esse resumo pode abrir espaço na agenda de amanhã.

7. Tente envolver os jornalistas na sua causa. É raro acontecer. Mas se os jornalistas “adoptarem” a sua causa, você ganhou o totoloto e muitas palavras na imprensa.

8. Finalmente. Mande uma pequena nota de agradecimento pela cobertura realizada pelos media. Mesmo que não goste muito do resultado final. Para a próxima vai correr melhor.

É tudo por agora. Voltarei regularmente colocar dicas sobre como produzir boas notícias.
São úteis para si – caro leitor – estas pequenas sugestões?
As perguntas e comentários são sempre bemvindos.

Advertisements

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: